Estudo empresarial mostra que muitas empresas não estão maximizando as competências existentes em sua força de trabalho

É evidente que uma força de trabalho qualificada é vital para o desempenho empresarial. No entanto, é também cada vez mais evidente que em certas indústrias e postos de trabalho, as principais competências estão se tornando escassas. Uma pesquisa recente da SuccessFactors, empresa SAP provedora do Software de Execução de Negócios, mostrou que muitas empresas não estão maximizando o potencial já existente na sua força de trabalho, o que pode significar um desastre com o agravamanto da guerra por talentos.

 

As empresas não estão inconscientes da escassez de talentos. Diretores de RH em toda a Europa consideram a escassez de competências como o seu maior desafio. No entanto, um inquérito realizado pela SuccessFactorsi constatou que as empresas não estão conseguindo desenvolver o talento que se encontra sob o seu próprio teto:

 

• 81% dos funcionários sente que não está sendo apoiado em sua função

• 83% dos funcionários não sente que as suas competências estão sendo completamente utilizadas
• 58% da força de trabalho inquirida abandonará a empresa se não tiver treinamento

 

Aproximadamente dois terços dos funcionários estão preparados para deixar a sua empresa, devido à falta de formação e de reconhecimento de seu potencial. Isto sugere que o desenvolvimento dos funcionários está se tornando cada vez mais uma arma vital na guerra por talentos, pois ajuda a melhorar o desempenho empresarial, manter os funcionários-chave e impede um défice de competências em sua força de trabalho. A perda de funcionários é um custo enorme para qualquer negócio em termos de tempo, custo e produtividade, especialmente quando pode ser evitado.

 

É por isso que empresas inteligentes estão investindo em gestão de talentos (https://www.successfactors-skilledworkforce.com/pt/) e estratégias de desenvolvimento de pessoal. Uma força de trabalho envolvida é uma força de trabalho mais feliz e produtiva, e com menor probabilidade de sentir “tentação”, os que os torna um alvo fácil para os seus concorrentes com o agravamento da guerra por talentos.

 

O teste de aferição da SuccessFactors permite aos líderes empresariais verem como a sua empresa se compara com as outras empresas. Recomendações imediatas sobre o que as empresas podem fazer para melhorar e onde podem obter orientação sobre como criar uma estratégia de gestão de talentos vencedora, são fornecidas após a realização do teste.

 

Para realizar o teste de aferição da força de trabalho da SuccessFactors, visite http://www.successfactors-skilledworkforce.com/benchmarking.php.

 

i The SuccessFactors Employee Perspectives Snapshot 2012’ – Conducted by Vanson Bourne

Be Sociable, Share!